O que é o Aquarismo? Conheça a arte de criar peixes, plantas e demais organismos aquáticos tanto em aquários como em tanques
Muitas pessoas ao longo da história se dedicaram ao aquarismo. Sejam os egípcios que já criavam os peixes em tanques para alimentação, Aristóteles que foi o primeiro a descrever 155 espécies de peixes ou Pierre Belon e Guilherme Rondele que foram considerados os pioneiros em 1561. E hoje, a fascinação por peixes e o hobby de criá-los virou uma profissão.
As habilidades que os aquaristas devem ter não geram dúvidas: é necessário conhecimento em biologia, química, elétrica, hidráulica e ainda dominar os serviços manuais, como um artesão. E todas essas habilidades foram cultivadas pelo empresário Sérgio, que teve sua vida formada no aquarismo.
Amor de infância
Desde pequeno, o empresário sempre se interessou por animais, principalmente pelos peixes que viviam nos lagos da fazenda de sua avó.
O tempo passou, mas o interesse apenas cresceu, transformando um hobby em sua profissão. Hoje, Sérgio é dono da Aquaricamp, comércio que surgiu em 1990 em parceria com seu irmão e desde então é especialista em aquarismo marinho.
“O que me deixa orgulhoso é a minha vida, vim debaixo. Não tenho faculdade mas tenho um comércio”, relata o empresário que passou a desenvolver projetos exclusivos de acordo com a necessidade de cada cliente e chegou a construir um aquário de 6 metros de largura, sendo a maior conquista da família nos 29 anos da empresa.
Serviço de qualidade
Mas não pense que o processo na criação dos peixes é algo fácil, é preciso de muita paciência e dedicação para que o trabalho tenha sucesso. Após a importação, é necessário colocar os peixes de quarentena, sempre controlando a qualidade da água e oferecendo rações específicas para cada espécie.
Só assim, depois que o animal se encontrar totalmente estável, é possível fazer sua comercialização. Hoje, Sérgio conta com duas equipes de manutenção nas ruas para ajudar os hobbistas a cuidarem de seus aquários e se sente realizado pela sintonia dos seus funcionários: “A loja é uma engrenagem e todo mundo faz parte dela”.
Sérgio acredita que 90% dos seus consumidores moram em apartamento e por isso optam por escolher o peixe como bicho de estimação, sendo a melhor opção para lugares reduzidos.
E o contato com os clientes é uma das coisas mais importantes para ele, que os considera como grandes amigos: “A loja participa da vida do cliente depois da instalação dos aquários, tem clientes que vêm aqui toda semana”. E é com essa empresa que Sérgio roda o Brasil e alegra a vida das pessoas com a magia dos peixes e o visual encantador dos aquários.
Aquário perfeito, ferramenta perfeita!
“O metal com o tempo acaba oxidando, então a gente sempre tem na mão uma ferramenta, principalmente uma parafusadeira”, disse Sérgio.
A Bosch também faz parte da vida do Sérgio e de muitas outras pessoas que são apaixonadas pelo universo aquático.
Para montar um belo aquário ou fazer a reparação correta, é essencial que utilize a ferramenta certa e que corresponda às suas expectativas.
No caso do aquarista especializado em água salgada, por exemplo, a reparação precisa ser constante por conta dos desgastes das peças. “O metal com o tempo acaba oxidando então a gente sempre tem na mão uma ferramenta, principalmente uma parafusadeira”, disse Sérgio.
É por isso que indicamos ao empresário a Furadeira/Parafusadeira GSR 180-LI, que têm alta performance, fácil troca da escova de carvão e um ótimo custo benefício. Além disso, ela é uma ferramenta a bateria que permite que os aquaristas possam trocar as peças de maneira rápida e fácil.
Para aprimorar ainda mais o trabalho, Sérgio pode utilizar a broca CYL-9 Multiconstruction, que garante uma perfuração estável em todos os tipos de material.
A Serra Tico Tico é outra ferramenta muito utilizada pela equipe de Sérgio na hora de confeccionar os móveis dos aquários, por isso, a melhor opção para eles seria a Serra Tico-Tico GST 18V-LI, uma serra à bateria, compacta e rápida. Possui avanço pendular com 4 fases e vem com sistema de proteção que evita a queima do motor.
Gostou de saber mais sobre a arte do aquarismo? Comente neste post e compartilhe 🙂