Saiba como trocar o mandril da furadeira
Se você trabalha com frequência usando furadeiras ou tem uma em casa, sabe da importância que tem o mandril no funcionamento apropriado da ferramenta. Hoje, preparamos um artigo especial para te trazer uma questão importante: como trocar o mandril da furadeira. Leia para saber mais!
Afinal, o que é mandril?
O mandril é um item super útil para quem usa ferramentas no dia a dia, principalmente as furadeiras. Esse acessório transforma sua furadeira em uma ferramenta multifuncional, capaz de adicionar novas funções ao seu equipamento, como perfuração e parafusamento.
Ninguém gosta de ter que parar no meio de uma tarefa só para trocar de ferramenta. É aí que entra o mandril de uma furadeira – isso ajuda a evitar essas interrupções.
O acessório é um utensílio cilíndrico responsável por manter os acessórios necessários para realizar o trabalho, como se fosse uma extensão. Normalmente, é utilizado para brocas de perfuração e impacto, pontas de parafusadeiras e escovas, ou seja, ele permite que acessórios sejam acoplados à ferramenta.
Quando o tamanho da broca for maior que a capacidade da ferramenta disponível, por exemplo, é possível anexar um modelo de mandril que se adeque às suas necessidades. Legal, né?
Além disso, é importante ressaltar que para sua furadeira funcionar adequadamente, é imprescindível ter um bom mandril.
Quando trocar o mandril?
Todas as furadeiras já vêm com um mandril compatível com o modelo, que certamente foi levado em consideração no momento da escolha da ferramenta. A furadeira é uma ferramenta durável, por isso, o mandril original pode sim durar um bom tempo. Então, por que você deveria trocá-lo?
Eventualmente o mandril pode ir se desgastando e apresentar defeitos – como empenamento ou quando a ferramenta apresenta barulho excessivo. É nesse momento que recomendamos a substituição do acessório.
Já em casos de furadeiras velhas, o mandril pode estar enferrujado, o que dificulta bastante o funcionamento da máquina. Se as arestas estiverem lisas, é um sinal de que a peça está gasta. Aconselhamos a troca em situações como essas também.
Se você simplesmente preferir um tipo diferente de mandril, nada te impede de ter os dois, e substituir de acordo com a necessidade do momento e da sua aplicação.
Como trocar o mandril da furadeira
Se o mandril estiver danificado ou desgastado, você precisará substituí-lo. Isso pode ser um pouco complicado, mas com um pouco de paciência e cuidado, você deve ser capaz de fazer isso sozinho. Veja como:
- Antes de tudo, recorra ao manual da sua furadeira ou ao site do fabricante. Isso é muito importante para garantir o modelo e o tamanho do mandril novo que deve ser comprado.
- Não troque o mandril caso você não tenha familiaridade com esse tipo de serviço. Fazer a substituição é fácil, mas requer um cuidado extra com o equipamento.
- Se você optar pela troca, o primeiro passo é abrir completamente a furadeira, retirando os parafusos.
- Tome muito cuidado para não perder a pequena bolinha metálica que fica na ponta oposta do mandril, essa é a esfera de rolamento.
- A próxima etapa é separar o mandril da rosca.
- Se você estiver com alguma dificuldade de desrosquear, aplique um pouco de óleo lubrificante para ajudar.
- O outro passo é fixar o conjunto do mandril completo usando uma morsa ou algum suporte. Depois, é só desrosquear o mandril em si.
- Para colocar o mandril novo, basta fazer o mesmo processo: lubrificar e rosquear de volta, apertar bem e pronto!
- Por fim, é só reinstalar o conjunto do mandril da furadeira – não esqueça de recolocar a esfera de rolamento. Depois, você já pode montar a furadeira e começar a usar.
Conseguiu aprender quando e como trocar o mandril da furadeira? Aproveite e dê uma olhada em nosso artigo Como usar uma Furadeira.