Quer economizar na sua obra e não sabe como? Aqui estão algumas dicas de como tornar a sua reforma mais barata
Quem já vivenciou uma reforma ou obra sabe: às vezes o orçamento imaginado antes do início do serviço não corresponde com os gastos reais. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata dos materiais utilizados para a construção. Aqui, você encontra dicas de como se planejar e economizar nos materiais escolhidos, tudo sem perder a qualidade.
Para garantir que os gastos com materiais de construção não saiam da faixa de valor determinada, antes de mais nada é importante planejar previamente a execução da obra. Com a ajuda de um profissional, pense em todos os materiais essenciais para que o trabalho se concretize. Isso vai facilitar as próximas etapas do processo.
Depois do planejamento, é importante orçar os materiais a serem comprados, sempre buscando respeitar o teto de gastos estipulado na fase de planejamento. Evite comprar todos os materiais na primeira loja que encontrar. Essa é a hora de fazer uma pesquisa detalhada em diferentes locais, preferencialmente acompanhado de um profissional de sua confiança.
É sempre bom buscar um equilíbrio entre custo do material e o benefício que o mesmo apresenta. Assim, você garante que sua obra será realizada de forma a não perder a qualidade, sem que os gastos finais pesem no seu bolso. A seguir, listamos alguns materiais que são econômicos e, ao mesmo tempo, apresentam boa funcionalidade e durabilidade. Confira!
Tijolo
Um dos principais materiais de construção, o tijolo pode ter diferentes composições e apresenta grande versatilidade: pode ser utilizado tanto no revestimento da obra como na sua sustentação.
Uma grande vantagem desse material é o fato de que ele pode ser usado sem acabamentos, resultando em uma economia ainda maior. Construções feitas com tijolos cerâmicos à vista, por exemplo, são elegantes e aconchegantes.
Madeira
Outro material que apresenta ótima relação entre custo e benefício, a madeira é resistente, versátil e esteticamente agradável. Assim como o tijolo, não necessita de acabamentos, o que diminui ainda mais os gastos finais.
Para aqueles que desejam focar em economia, vale apostar na madeira reciclada ou na madeira de demolição, opções sustentáveis que não perdem pontos na qualidade e aparência.
Azulejo
Com uma versatilidade sem tamanho, os azulejos podem ser grandes aliados na economia de uma obra. Podem ser utilizados em diversos ambientes, de maneiras extremamente criativas.
Aqui, a dica é assentar os azulejos junto à linha da parede, buscando recortar e consumir menos material. Outra ideia é revestir apenas meia parede com azulejos, o que confere um ar de modernidade e sofisticação ao ambiente.
Telha
A telha pode ser um grande aliado na sua obra: além de ser um material barato, apresenta ótima resistência e impermeabilidade sem comprometer a estética.
Que tal apostar em um revestimento metálico na fachada da sua construção? O estilo industrial pode dar um ar de originalidade e modernidade à sua obra.
Cimento
Certamente um dos materiais mais utilizados em construções, o cimento é multifuncional e pode ainda originar outros materiais, como o concreto e a argamassa.
Com a ajuda de um profissional qualificado, uma obra que se utiliza de cimento apresenta altíssima resistência por muitos anos. Também é possível ter uma maior economia pois, assim como o tijolo e a madeira, o cimento pode ser usado sem a necessidade de acabamento.
Uma opção que tem ganhado cada vez mais a atenção no mercado é o piso de cimento queimado, alternativa econômica e resistente que apresenta fácil manutenção.
Brita
Material conhecido, porém, muitas vezes deixado de lado, a brita pode ser de grande ajuda quando o objetivo é economizar.
É uma ótima opção para ambientes externos, uma vez que apresenta baixo custo e alta funcionalidade. Que tal utilizar britas nos muros da sua construção? Além de reduzir os custos, o material tem a capacidade de contribuir com a decoração da obra.
Cobogó
Um clássico utilizado nas construções brasileiras, e com razão! O cobogó confere, ao mesmo tempo, proteção contra o sol e alta capacidade de ventilação, sendo um material ideal para nosso clima tropical.
Aqui, a criatividade também não tem limites: cobogós podem ser utilizados externa ou internamente, de infinitas maneiras.
Uma parede de cobogós utilizada para dividir um espaço pode certamente transformar o ambiente.
E você, quais materiais está pensando em utilizar na sua próxima obra? Conta pra gente nos comentários 😊