.
EPI proteção na construção civil

Quais são os EPIs necessários para se utilizar em uma obra?

0
(0)

Segurança em primeiro lugar. Veja a lista de EPIs necessários para se utilizar em uma obra, diminuindo o risco de acidentes

A segurança da obra deve ser a principal preocupação de todos os envolvidos no projeto. Para garantir a integridade física de todos, é preciso utilizar equipamentos de proteção individual adequados para cada atividade a ser realizada.

Mais do que obrigatórios, os equipamentos de segurança servem para garantir que você se proteja e possa executar um trabalho com excelência, sem precisar ficar atento a riscos o tempo todo. 

Mas quais são os EPIs necessários para se utilizar em uma obra? É o que veremos neste blog. Boa leitura!

O que é EPI

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são meios que, usados isoladamente ou em conjunto, tendem a diminuir ou inibir temporariamente os efeitos adversos do ambiente sobre o trabalhador, inclusive os nocivos à saúde.

Os EPI´s são obrigatórios em qualquer obra, mesmo de pequeno porte ou de pequena complexibilidade, a NR-06 define o EPI como “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

A importância do uso do EPI na construção civil

Muitas atividades do setor da construção civil são perigosas e podem expor os empregados a diversos riscos, de acordo com o tipo da construção, da fase da obra e da forma que os programas e ações de segurança e saúde no trabalho são conduzidos.

Isso porque o trabalhador é exposto aos riscos do ambiente, de suas tarefas e das atividades de outros trabalhadores. 

A importância do uso dos EPIs se dá porque esses equipamentos promovem segurança dos trabalhadores, amenizando ou até mesmo evitando possíveis lesões provocadas por acidentes no ambiente de trabalho.

Quando utilizados, os EPIs possibilitam a proteção dos pés, braços, dedos, pernas e da face contra cortes, perfurações, escoriações, queda de objetos, calor, frio, penetração de objetos, umidade e produtos químicos. 

Principais EPIs utilizados na construção civil

Dentre os principais EPIs que devem ser utilizados em uma obra podemos citar: 

Capacete

Serve para proteger uma das áreas principais do corpo, a cabeça e os olhos. É imprescindível em qualquer obra ou serviço, ele ajuda a evitar machucados com queda de ferramentas, choques elétricos e impactos. 

Existem dois tipos de classes de capacetes atualmente:

  • Classe A: indicado para quase todas as atividades, menos com energia elétrica pois não possui isolamento.
  • Classe B: parecido com o classe A, ele possui acabamento com polímero isolante para evitar choques elétricos.

Protetor Auditivo

Obras com muito barulho podem prejudicar sua audição a longo prazo, por isso é recomendado o uso dos protetores auditivos, também chamados de protetores auriculares. Durante o uso de serras e outros equipamentos de grande impacto eles fazem a diferença. 

Luvas

As luvas evitam lesões nas mãos e ajuda a manusear equipamentos e ferramentas com mais segurança. Além de evitar choques, perfurações, cortes e ferimentos com produtos químicos.

Óculos de Segurança

Proteger a visão deve estar sempre nas prioridades. Respingos de produtos químicos, faíscas ou até pequenas lascas de madeiras e outros materiais podem causar danos irreversíveis. 

Cinturões

Para profissionais que trabalham em alturas superiores a dois metros do piso, como escadas, plataformas suspensas ou andaimes, o cinturão é necessário, pois evita riscos de quedas e impactos. 

Máscaras ou Respiradores

O preparo das massas e cimentos ou o manejo de produtos químicos podem causar danos a quem inalar, por isso é indicado sempre utilizar uma máscara ou respirador durante toda a obra, evitando que o sistema respiratório seja prejudicado. 

Lembre-se sempre de verificar o tipo de máscara ou respirador que será necessário usar durante a obra e seu nível de proteção de acordo com a necessidade.

Calçados

Além de trazer conforto para que o seu serviço flua melhor, eles também têm a função de proteger de forma específica cada situação, evitando escorregões, choques, quedas de materiais, perfurações, cortes, etc.

Como vimos, existem diversos tipos de EPI’s que são indispensáveis em uma obra. Cabe ressaltar que além destes listados acima, também é importante avaliar as condições ambientais da obra e adquirir outros equipamentos caso sejam necessários. A segurança da obra deve ser sempre a principal preocupação.

Lembre-se que um trabalhador protegido consegue executar seu serviço com muito mais tranquilidade e segurança. A nossa dica para evitar acidentes de trabalho é: faça sempre uma listagem e cheque constantemente os equipamentos que são essenciais no canteiro de obras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rolar para cima