Saiba as ferramentas que exigem o uso de luvas de proteção para a sua segurança no trabalho
O uso de equipamentos de segurança é indiscutível quando se trata de trabalhos em construção, mas você sabe quais momentos são de extrema importância o uso das luvas? E em quais você não deve usar? Então confira abaixo em nosso post!
As luvas são essenciais para proteger pedreiros, serralheiros e qualquer profissional que esteja em exposição durante uma obra ou reforma, e para cada caso existe uma luva certa. Não seguir as recomendações corretas pode provocar cortes, reações alérgicas ou até mesmo queimaduras mais graves nas mãos.
Luvas de proteção: um EPI essencial para a sua segurança
A luva de proteção é muito utilizada para proteção mecânica, e contra produtos abrasivos, escoriantes e rebarbas.
Para cada tipo de luva há uma utilização correta. Para a construção civil, por exemplo, as mais utilizadas são as luvas de raspa para o transporte de argamassa nos carrinhos. Já as luvas de látex são mais usadas para proteger as mãos de agentes químicos como o cimento que pode ocorrer várias irritações na pele.
Para que várias doenças não ocorram com o funcionário é de extrema necessidade a utilização desta proteção para cada tipo de serviço.
Quando não usar luvas de proteção no trabalho
Quando se trabalha em máquinas com partes rotativas o uso de luva pode ser perigoso. Ao usar furadeiras verticais, mandrilhadoras, tornos rotativos e outros, o movimento giratório agarra a luva e pode puxar a mão do operador. Do mesmo jeito que mangas longas, cabelos compridos e outros que podem causar acidentes ao serem puxados pela parte rotativa da ferramenta.
Quando usar luvas de proteção no trabalho
A escolha da luva será feita após averiguar qual o risco do trabalhador naquele momento e o manuseio do material que será usado.
Serralheiros
Luvas de couro, ou “vaquetas”, pois protegem contra abrasivos, escoriantes, elementos cortantes e perfurantes.
Soldadores
Luvas com tratamento térmico, como o revestimento de algodão que serve para proteger contra temperaturas altas.
Carpinteiros
A preferência é por luvas com revestimento externo da palma ou pontas dos dedos em material rugoso, já que permitem melhor contato e fixação das mãos nos materiais manuseados.
Caso ainda existam dúvidas, indicamos que o trabalhador sempre consulte a Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico (FISPQ), onde há informações sobre o manuseio adequado e que também sempre seja checado se a luva escolhida é certificada pelo MTE. É necessário que todas possuam o CA (Certificado de Aprovação) que é o selo de qualidade, que pode ser consultado no site do governo.
Outro fator importante a ser considerado é que toda ferramenta deve ser usada com o material de proteção completo, como óculos de proteção, máscara e outros.
Gostou? Então compartilhe com quem vai poder aproveitar essas informações!