Saiba tudo sobre o trabalho feito em uma serralheria
Se você chegou até aqui é porque quer saber mais sobre o que se produz em uma serralheria, bem como tudo o que envolve esse assunto, certo?
Pois veio ao lugar certo!
No blog de hoje, vamos esclarecer todas as suas possíveis dúvidas sobre essa área tão importante para a construção civil. Vamos lá?
O que é e o que se produz em uma serralheria
A serralheria é uma área extremamente importante na construção civil e na indústria. É um tipo de negócio onde se produz peças como grades, portões, portas, janelas, esquadrias, escadas e outros objetos feitos de metal, aço, ferro, estanho, aço galvanizado, cobre, latão, zinco e alumínio com foco na durabilidade e qualidade dos projetos.
Além disso, são realizados pequenos serviços como polimento e pintura de objetos feitos de metal ou alumínio, assim como a tendência de criação de móveis utilizando esses materiais.
O mercado de móveis de luxo também se apoia na serralheria quando faz uso do estilo imperial. Podemos ver o trabalho produzido em serralherias nos lustres e candelabros metálicos, mesas e cadeiras com acabamento metálico, bandejas trabalhadas em ferro, biombos, banquetas, mesas, aparadores, mão francesa e muitos outros.
A seleção dos diferentes tipos de materiais utilizados em uma serralheria está diretamente relacionada aos critérios requeridos quanto à resistência mecânica, resistência ao desgaste, condições dimensionais e de forma, considerações de peso, facilidade de fabricação, durabilidade, custo e meio ambiente.
O alumínio apresenta baixo peso, maleabilidade elevada e é resistente à corrosão atmosférica sendo utilizado em esquadrias de portas e janelas, ferragens e acessórios. Já o aço carbono com alta maleabilidade, boa soldabilidade, pode ser empregado nas mais diversas aplicações.
O aço inox apresenta excelente resistência à oxidação e mecânica, sendo muito usado na produção de corrimões, guarda-corpo, peitoris, escadas, bancadas e em acabamentos. O ferro é utilizado em sacadas, janelas, vigas e estruturas metálicas.
A função do serralheiro
O serralheiro precisa ter bastante técnica, empenho e criatividade em relação a seu trabalho, já que o profissional pode atuar tanto com a elaboração de desenhos, quanto com a construção dos itens em si.
Confira abaixo as responsabilidades de um serralheiro:
- Inspecionamento: No momento em que toda a matéria-prima chega, o serralheiro é o responsável por verificar o material para observar a embalagem (que não deve ter sido violada), conferir a cor da pintura (se está em conformidade com o projeto) e o aspecto do material.
- Armazenamento: Armazenado o material inspecionado em prateleiras protegidas com borracha ou feltro.
- Corte: O serralheiro é o profissional que realiza todos os cortes nos perfis metálicos de acordo com cada projeto. Além disso, também é de sua responsabilidade fazer os entalhes, furos ou rasgos nos perfis.
- Criação de protótipos: Se for preciso confeccionar uma peça mais complexa e que será usada em grande escala, o serralheiro deverá fazer um protótipo, que servirá de gabarito para as demais peças a serem produzidas.
- Transporte: O serralheiro deverá arrumar cada peça verticalmente no transporte, devidamente separadas com papelão ou isopor e bem amarradas para evitar avarias nas peças.
- Instalação: A instalação das peças é a adequação do projeto no local específico. É um serviço muito importante por exigir conhecimento aprofundado sobre a resistência do material utilizado e da superfície que recebe o objeto.
Ferramentas para serralheria
As máquinas e ferramentas que serão empregadas nas atividades diárias em uma serralheria são igualmente importantes a um profissional bem qualificado. Veja abaixo algumas das mais usadas:
- Lixadeira
- Furadeira de impacto
- Serra tico-tico
- Esmerilhadeira
- Torno de bancada
- Dobrador de tubo
- Motoesmeril
- Soprador térmico
- Parafusadeira
- Máquina de solda
- Caixa de ferramentas manuais (com chaves de fenda, tesoura de cortar chapas etc.)
Gostou de saber mais sobre a profissão de serralheiro? Que tal acompanhar de perto no seu e-mail outros conteúdos como este? Cadastre-se já!