.
marcenaria

Qual a diferença entre os tipos de madeira na marcenaria

5
(4)

Quais são os tipos de madeira?

Desde o surgimento da madeira, o processo de marcenaria está em constante evolução. Com o avanço da tecnologia, o design e construção vem se modernizando para que as centenas de opções existentes no mercado atendam às necessidades de cada projeto.

Muito além da beleza do material, é preciso estar atento a detalhes como:

  • Resposta da madeira a umidade;
  • Ataque de cupins;
  • Interferências climáticas, como expandir ou encolher fazendo com que as peças percam o encaixe e a resistência a rachaduras;
  • Resistência e suporte de peso, como a madeira usada em uma cadeira, por exemplo, que precisa ser resistente para aguentar o peso de uma pessoa.

Confira algumas opções das madeiras mais populares e utilizadas hoje em dia.

Madeira de demolição

Esse tipo de madeira nada mais é do que o acabamento proveniente do garimpo de madeiras nobres retiradas de antigas construções.

Está diretamente ligado à sustentabilidade e a maneira consciente de usar a natureza a nosso favor, além de ser altamente resistente. Geralmente, as principais fontes desses materiais são árvores como o jequitibá, a peroba rosa, ipê, carvalho ou jacarandá.

 
É um material de longa duração, principalmente se for preservado da forma correta. Quando falamos em decoração, a madeira de demolição traz um aspecto rústico e sofisticado para ambientes e é perfeitamente adaptável a várias áreas da casa.

Cedro

É muito utilizada na fabricação de móveis, instrumentos musicais e quadros, mas também é constantemente aplicada na construção civil e naval, em projetos de decoração. É um material bem fácil de aplainar, serrar, lixar, furar, pregar, colar e tornear. 

Cumaru

A cumaru é uma madeira extremamente durável e possui um ótimo custo benefício quando comparamos com outras madeiras nobres. É utilizada na fabricação de vários produtos como decks, assoalhos, casas de madeira, embarcações, pergolados, degrau de escada, mesas e esquadrias de madeira.

Carvalho

Muito famosa na construção civil e na fabricação de móveis de luxo, a madeira de carvalho é bem dura, pesada, e, por isso, tem uma longa duração. É considerada de trabalhabilidade fácil nas operações de aplainamento, desdobro, furação, torneamento, faqueamento e lixamento.

Cerejeira

A madeira cerejeira é bastante conhecida pelo uso nobre e beleza, capaz de chamar atenção de todas as pessoas para o ambiente em que ela faz parte. Muito utilizada para a infecção de móveis e artigos de marcenaria, é um material considerado de fácil desdobro, aplainamento, torneamento, desenrolamento e colagem.

Peroba

De cor rósea, a madeira de peroba é relativamente fácil de ser trabalhada, porém pode apresentar certa dificuldade quando ocorre grã revessa, além de permitir um bom acabamento e ser de fácil colagem.

Pode ser usada para diversos fins na construção civil, como para dormentes ferroviários, cruzetas, tesouras, vigas, caibros, batentes, janelas, venezianas e portas. Para assoalhos como tábuas, tacos, parquetes. Para mobília como móveis rústicos e carteiras escolares.

Mogno

Esse tipo de material oferece alta durabilidade e resistência para qualquer tipo de projeto. A facilidade em trabalhar com o mogno faz com que essa madeira seja a preferida para projetos que oferecem uma maior precisão em detalhes em decoração de ambientes internos, construção civil leve, barcos, móveis e assoalhos.

Pinus

É um material resistente e econômico que pode ser utilizado na fabricação de vários itens. Sua composição a classifica como bom material para realizar diversos trabalhos e diferentes formas de manuseio. Com tonalidade clara, cor aproximada do marfim, a madeira é usada para a fabricação de diferentes itens como prateleiras, mesas, camas, armários e cadeiras. Na construção, sua aplicação ocorre, na maioria das vezes, para a formação de forros, rodapés, formas para concreto e andaimes.

Compensado sarrafeado e compensado laminado

Feito com lâminas de madeira, normalmente de pinus ou virola, o compensado laminado é feito com folhas prensadas e coladas que formam chapas de madeira. Já no compensado sarrafado, as lâminas são coladas no sentido contrário a chapa externa, deixando o material mais resistente tornando mais difícil de empenar. 

Os diferentes tipos de compensado são amplamente utilizados na construção de móveis sob medida e em projetos de decoração.

MDF e MDP

Um dos tipos de madeira mais conhecidos e com um custo-benefício muito baixo é o MDF. Ele é feito de partículas prensadas de madeira uniforme que não esfarelam facilmente, além de aceitarem acabamentos como laqueação, fórmica e pinturas. 

Suas chapas são maleáveis, possibilitando que sejam moldadas de formas diferentes para todo tipo de móvel. Porém, por não ser um conglomerado maciço, oferece menos resistência e durabilidade.

 Já o MDP é usado para a parte estrutural de alguns móveis, como portas, painéis de TV, gavetas e prateleiras, já que suas placas externas são mais densas do que as internas.

Agora, sabendo dos tipos de madeira mais comuns, lembre-se se algumas dicas essenciais antes de definir qual será usada na construção do seu projeto, como verificar se o material possui certificação do IBAMA, a qualidade do material e acabamento – se não há rachaduras ou não está empenado e claro, qual a durabilidade que você quer para o seu projeto, pensando na manutenção do tipo de madeira.

Gostou? Então acesse a seção de MARCENARIA do nosso blog para mais conteúdos que vão te ajudar a construir seus projetos com excelência e qualidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rolar para cima