Quanto custa construir uma casa: 6 dicas de finanças
Você sabia que cerca de 15% dos brasileiros que não conseguem guardar dinheiro atribuem tal fato aos gastos extras com obras?
É o que mostraram os dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
A construção de obras residenciais envolve algumas etapas, e é preciso entender o que acontece em cada uma delas para pensar em possíveis economias a serem feitas em cada fase. Dê uma olhada nas etapas do processo:
- Estrutura: é o momento em que focamos na estabilidade e sustentação da obra, com auxílio de vigas, pilares e uma boa fundação.
- Alvenaria: envolve a vedação e fechamento das estruturas, com uso de materiais como cimento, concreto armado, areia, etc.
- Cobertura: processo de montagem e construção da laje e telhado da obra.
- Acabamento: diferentes processos estão envolvidos nessa etapa, que é a mais demorada de uma reforma ou obra. Dentre alguns exemplos, estão a finalização das instalações elétricas, a colocação de vidros, louças e metais, etc.
É inegável que cada uma dessas fases abrange diferentes tipos de custos. Confira aqui algumas dicas de como economizar ao longo da sua reforma ou obra:
O planejamento e o orçamento na construção de uma casa
Se você quer economizar dinheiro e tempo, um planejamento estruturado é fundamental e não pode ser menosprezado quando o assunto é a construção da casa dos seus sonhos.
Pense exatamente no que espera ter como resultado final da obra e as etapas envolvidas nesse processo. Considere a melhor ordem para realizar cada uma das fases, consultando um profissional se necessário.
O orçamento também deve ser levado em conta. Saber qual o limite de gastos para sua obra garante que você consiga monitorar melhor os custos ao longo da jornada.
Lembre de incluir todos os tipos de gastos, como mão de obra, compra de materiais e gastos extras, como água e luz. Mas atenção, pois seus custos reais com a obra devem chegar, idealmente, a 80% do valor do orçamento.
Isso porque, caso todo o dinheiro previsto no orçamento seja usado, não haverá reserva para cobrir possíveis imprevistos. Uma alternativa seria fazer uma reserva de dinheiro dedicada exclusivamente à obra antes do início da mesma.
Não esqueça dos prazos
Todos conhecemos a história de alguém que vivenciou uma obra que não terminava nunca. Se tempo é dinheiro, estabelecer prazos é extremamente necessário.
Pense nas etapas da obra e no tempo possível para a execução de cada uma delas, consultando um profissional para criar um cronograma detalhado. Entenda qual a ordem em que os diferentes profissionais irão trabalhar para evitar problemas – por exemplo, os profissionais que vão trocar o piso do espaço precisam fazer isso antes que as paredes sejam pintadas.
Escolha bons profissionais
Não é raro ficarmos sabendo de reformas e obras deixadas pela metade ou concluídas sem boa qualidade no serviço. Pode parecer estranho, mas nesse caso economizar não significa contratar o profissional que cobra o menor preço.
Pense no custo benefício e não deixe de pesquisar por diferentes recomendações e ter uma conversa criteriosa com cada profissional: é preciso avaliar se o mesmo é o mais indicado e qualificado para fazer sua obra dar certo. Por fim, não esqueça de firmar um acordo entre as partes com o uso de um contrato.
Busque materiais de qualidade
Economizar comprando materiais baratos, mas de qualidade duvidosa, pode ter consequências tão ruins para a obra quanto contratar profissionais pouco qualificados.
Escolher materiais de boa qualidade é o caminho mais seguro para garantir uma durabilidade, resistência, proteção e acabamento satisfatórios. Faça orçamento de preços em diferentes lugares e consulte profissionais acerca das marcas mais indicadas. Vale a pena também pesquisar por resenhas e indicações na internet.
No caso de reformas, outra dica valiosa é tentar reaproveitar materiais. Por exemplo, em uma reforma de banheiros, talvez seja possível reaproveitar os metais, caso eles façam sentido com a proposta do novo espaço.
Pense na estrutura da obra
Uma ótima forma de economizar dinheiro com sua reforma ou construção é ajustar a estrutura do espaço ao orçamento.
Uma dica para diminuir os custos com tubulações, por exemplo, é planejar a construção de banheiros, cozinha e área de serviço de maneira que eles fiquem próximos. Dessa forma, todos utilizarão a mesma parede hidráulica.
Se quiser economizar com materiais, uma boa solução pode ser utilizar uma estrutura integrada em sua obra.
A organização importa
Quando você compra algum material ou ferramenta, guarda a nota fiscal? Essa prática, deixada de lado por muitos brasileiros, pode ajudar muito na economia de dinheiro ao longo de uma obra. Caso algum produto apresente defeito, a nota fiscal garante o direito de trocá-la por uma nova sem gastos adicionais.
Além disso, um espaço em obras que não está organizado é o ambiente ideal para que ferramentas e materiais se percam. Tente manter o ambiente o mais arrumado possível, e vai evitar custos adicionais com reposições de itens.
E você, sabe de outras dicas de como fazer uma obra e economizar ao mesmo tempo? Comente aqui 😊